-
Arquitetos: Branco Cavaleiro Architects
- Área: 2574 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:José Campos
-
Fabricantes: Cortizo, Forbo, Ideal Standard, Investwood, JNF, Mota Engil, Ofa
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este Centro, situado na margem direita do Rio Lima, foi construído sobre umas ruínas com estrutura em granito, de uma antiga indústria desativada ligada à confeção de meias e boinas, cuja pedra foi resistindo às adversidades causadas pela proximidade do rio e do mar.
Dois clubes que se fundem na procura de obter melhores condições desportivas para os seus atletas, foram o empurrão para a transformação da referida estrutura num centro de remo. Ali se localizou todo o programa de apoio à modalidade: serviços, balneários, cafetaria, ginásio, etc. A nascente, propôs-se um novo volume, cujo programa compreendia um tanque de treinos e um hangar para acomodação das várias embarcações, com acesso direto à margem do rio Lima.
Enquanto o edifício existente foi alvo de reabilitação, foram substituídos alguns elementos, como por exemplo a cobertura por betão aparente, ou a inclusão de componentes em aço corten, sem nunca descaracterizar a sua imagem.
O novo volume proposto, assume uma atitude diferente e adota um revestimento em painéis de betão GRC (Glass Fiber Reinforced Concrete), com desenho tridimensional, de forma a evitar algum tipo de vandalismo, uma vez que este conjunto construído se localiza numa área da cidade que se encontra em fase de desenvolvimento.